No ultimo dia 15 de junho, às 18h, aconteceu mais uma edição do Tempest Live Sessions – série de webinars da Tempest. Essa edição teve como tema o SOC e contou com uma novidade: pela primeira vez os internautas que seguem a Tempest no LinkedIn puderam escolher dentre quatro sugestões de assuntos relacionados ao SOC aquele que achavam mais interessante.

Para cerca de 37% dos participantes, o tema escolhido foi “Definindo SOC (MSS, MDR, SIEM). As outras opções temáticas incluíam Arquitetura de SOC (23%), Métricas e Resultados em SOC (21%) e Tecnologias recentes para SOC (19%).

Na opinião de Bruno Diniz, um dos painelistas desta edição, “Esse resultado é um balizador interessante. Apesar de ser um tema que está em alta ultimamente, a maior parte dos respondentes demonstrou interesse em definir o conceito. Isto demonstra que ele ainda não está sedimentado nem no plano macro (SOC propriamente dito) nem nas suas atividades de Monitoração, Detecção e Resposta de ameaças.”

O também painelista Paulo Alessandro (que neste ano completa 20 anos de atuação em segurança da informação) também comentou o resultado, destacando a importância do SOC para a segurança e qualquer organização

Eu ainda me surpreendo com o quanto diversas questões ainda precisam ser melhor elaboradas, discutidas e difundidas. O papel de um SOC em uma estrutura de Segurança Cibernética é simplesmente o principal! A construção de uma plataforma madura, com capacidade de integrar fontes diversas, suportar fluxos de negócio e prontamente acionar as equipes de RI e gerar projetos estruturantes é a própria essência de um SOC. Natural que construí-lo não seja nem um pouco simples e ao mesmo tempo, totalmente vital.

Edição inaugura trilha de webinars sobre o SOC

Uma outra novidade sobre esta edição do Tempest Live Sessions é que ela foi a primeira de uma trilha de webinars focados exclusivamente em temas relacionados ao SOC.

Dado o alto interesse no assunto (mais de 350 pessoas participaram da pesquisa no LinkedIn), a Tempest irá organizar outros eventos dedicados a abordar os outros temas da enquete.

Assista a essa edição do Tempest Live Sessions, e fique ligado nas nossas redes sociais para saber das novidades!

 

 

Compartilhar:

_Relacionados _Related