No próximo dia 26 de novembro acontece a Black Friday 2021, edição do evento que há anos vem se firmando como uma das datas mais importantes do varejo mundial. Por isso, no último dia 16 de novembro a Tempest lançou o novo ebook “Black Friday 2021 A Segurança no segundo ano de pandemia: velhos desafios, novas lições”.

Trata-se de uma reedição do ebook Black Friday 2020: o que fez dessa uma das maiores edições da história? , no qual falamos sobre o impacto da pandemia no varejo, especialmente no e-commerce.

Afinal, confirmando todas as expectativas, a Black Friday 2020 foi a mais digital da história. Puxado pela pandemia da Covid-19, o consumo do e-commerce cresceu com uma velocidade sem precedentes – pesquisa da McKinsey mostra que o cenário gerou, em 90 dias, mudanças que estavam previstas para acontecer em 10 anos.

Foi um ano no qual consumidores que não estavam habituados a usar o e-commerce fizeram suas primeiras compras em canais digitais.

Entre consumidores habituados a consumir em canais digitais e aqueles que fizeram suas primeiras compras online, o faturamento do comércio eletrônico cresceu 24,8%, gerando R$ 3,1 bilhões para as empresas que souberam se preparar para essa nova realidade, segundo levantamento da Neotrust/Compre&Confie.

E, segundo analistas, tudo indica que 2021 trará a consolidação deste cenário de consumo a partir de canais online.

 

Desafios trazidos pelo crescimento

O aumento no consumo online também trouxe desafios do ponto de vista da segurança.

Além de lidar com a proteção dos dados dos seus consumidores, empresas de varejo tiveram que lidar com outros desafios como ataques direcionados, incluindo o ransomware, capazes de interromper suas operações, causando prejuízos incalculáveis.

Por tudo isso, decidimos produzir esta segunda edição do ebook dedicado aos desafios do varejo durante a Black Friday, publicado no ano passado.

Nesta edição, além de revisitar os temas discutidos então, traremos as lições aprendidas e os desafios que espreitam o setor nesta edição a partir de uma entrevista especial que tivemos com o CISO da Riachuelo, Rodrigo Godoi, além de apresentar um tipo de fraude visando o varejo e que vem sendo acompanhado de perto pelo nosso time de threat intelligence, as Fake Stores.

 

Clique aqui para baixar o ebook “Black Friday 2021A Segurança no segundo ano de pandemia: velhos desafios, novas lições”.

Compartilhar: