Quase que como uma continuação de 2020, 2021 foi mais um ano atípico no qual empresas e a sociedade como um todo buscaram adaptar-se a uma realidade repleta de incertezas.

Sob esse mesmo aspecto, o da continuidade, pudemos observar com um pouco mais de precisão os efeitos da verdadeira corrida para adotar novas tecnologias e digitalizar processos que aconteceu em 2020.

Se a cibersegurança já vinha assumindo um crescente papel de protagonismo nas corporações, os eventos dos últimos dois anos tornaram o tema determinante para a continuidade dos negócios, graças aos movimentos citados acima.

Na esteira da adoção tecnológica os incidentes cibernéticos cresceram exponencialmente, com graus diferentes de gravidade e prejuízo para as empresas de todos os setores.

Em 2021, assistimos à massificação de técnicas e ferramentas ofensivas que permitiram ataques com sérias consequências para a sociedade como um todo, indo além das fronteiras do negócio.

Esse cenário inspirou o pesquisador de segurança da Tempest, Carlos Cabral, a produzir o documento “5 ameaças que pautaram a cibersegurança em 2021 e o que esperar de 2022”.

Dividido em duas partes, o relatório analisa as ameaças mais significativas de 2021 e, com base nelas, e no que assistimos nessas primeiras semanas de 2022, traça algumas tendências para o ano que acabou de começar.

Clique aqui e baixe o relatório  “5 ameaças que pautaram a cibersegurança em 2021 e o que esperar de 2022”. 

 

Ameaças que pautaram 2021

O elo mais fraco da Supply Chain: a crescente dependência de tecnologia e a cada vez maior interdependência entre negócios abriu as portas para uma onda de ataques de cadeia de suprimentos;

Perdas da Infraestrutura Crítica: os setores de infraestrutura crítica se tornaram um alvo interessante para atacantes a ponto de, em 2021, serviços vitais terem sido interrompidos;

O Trauma do Ransomware: o ransomware se tornou uma das ameaças de maior destaque em 2021. Em 18 meses, o aumento na sua incidência chegou a 438%;

Atendente Impostor e os Golpes pelo Whatsapp: com parte do varejo migrando suas operações de vendas e atendimento para ambientes online, estas duas modalidades se mostraram como novas e lucrativas oportunidades para atacantes;

O Quinto Domínio: o ciberespaço se tornou um novo domínio e palco de conflitos de interesses entre nações, empresas e outros atores da diplomacia global. A ciberguerra se tornou uma realidade e, apesar de não ser tão cinematográfica quanto um conflito real, pode causar danos tão graves quanto uma guerra tradicional.

 

Tendências e Perspectivas para 2022 

Ransomware passará a mirar alvos mais modestos: com o aumento dos investimentos em segurança por parte das empresas de grande e médio porte, quadrilhas de ransomware devem colocar empresas menores na sua lista de alvos;

Você pode ser do tamanho dos seus fornecedores: com o aumento da nossa dependência por tecnologia, e da interdependência entre organizações, ataques de cadeia de suprimentos deverão estar no radar de todas as empresas;

Treinamento, gestão e inteligência no centro das ações de cibersegurança: evitar as fraudes de hoje e do futuro depende de times bem preparados, além de revisão de processos e investimento em inteligência de ameaças.

Clique aqui e baixe o relatório  “5 ameaças que pautaram a cibersegurança em 2021 e o que esperar de 2022”. 

 

A importância de contar com o parceiro correto para proteger seu negócio

É  fundamental contar com parceiros com expertise técnica que ofereçam produtos, serviços e conhecimento para identificar possíveis brechas de segurança na organização.

A Tempest Security Intelligence é a maior empresa brasileira especializada em  cibersegurança e prevenção a fraudes digitais.

Hoje contamos com um time de mais de 450 profissionais e escritórios em Recife, São Paulo e Londres; nos últimos anos a Tempest ajudou a proteger mais de 500 empresas  de todos os portes de setores como serviços financeiros, varejo e e-commerce.

Pesquisando  e criando novas soluções de proteção digital, a Tempest alia expertise técnica, sólida metodologia e alta tecnologia para entregar um portfólio com mais de 70 soluções, envolvendo Consultorias, Digital Identity, Managed Security Services e Integração.

 

 

Compartilhar: