No próximo dia 03 de dezembro acontece a 10ª edição do Tempest Talks, evento da Tempest Security Intelligence criado originalmente para levar temas da atualidade relacionados ao nosso mercado para nossos clientes, parceiros e demais players deste mercado.

A edição 2020 será muito especial, por dois motivos: em primeiro lugar, esta será a primeira edição transmitida online e aberta ao público em geral, não apenas a convidados. Além disso, esta 10ª edição acontece no ano em que a Tempest comemora seu aniversário de 20 anos.

Antes de falar mais sobre a história do Tempest Talks, e o que esperamos para essa edição especial, falemos um pouco do contexto que levou à criação desse evento.

Nos últimos 20 anos, a Tempest vem se mantendo fiel aos valores e diretrizes que marcaram sua fundação. Continuamos acreditando firmemente que “a cibersegurança é um direito do mundo”, e parte importantíssima desse compromisso está no compartilhamento de conhecimento e na promoção de discussões sobre o tema com o mercado.

Ao longo desses anos, percebemos que  as pesquisas e investigações realizadas pelos profissionais da Tempest geravam um amplo arcabouço de conteúdo, que poderia ser utilizado para capacitação, formação e para contribuir no processo de atualização constante que é indispensável quando se fala de cibersegurança (nesse mercado é comum dizer que os criminosos estão sempre se atualizando, então é nossa obrigação estar sempre um passo à frente).

Esse conteúdo hoje serve como a base de muito do que apresentamos nas edições do Tempest Talks. Mas é importante destacar que o evento promove não somente palestras técnicas de nossos Tempesters, mas também clientes e até mesmo órgãos regulatórios (como o Bacen), que já subiram ao palco para compartilhar cases, experiências e discussões no mais alto nível.

 

Um evento com foco em relacionamento e troca de conhecimento

Nesse contexto, o do compartilhamento da informação, é que surgiu a ideia de criar um evento que servisse como um espaço de debate sobre as últimas tendências em cibersegurança, de ataques mais recentes a movimentos do mercado. Um bom exemplo desses movimentos, que é assunto recorrente em várias discussões nos últimos anos, é o crescimento do papel do CISO e da aproximação dos conselhos gestores com os temas ligados à segurança que antes eram assuntos apenas de técnicos.

Desde sua primeira edição em 2015, em São Paulo, o TTalks, como é carinhosamente conhecido, tem como propósito reunir Tempesters, clientes e profissionais do mercado para compartilhar conhecimento, experiências e falar sobre segurança da informação em palestras que se alternam entre temas mais técnicos e de mercado, mas deixando completamente de lado qualquer iniciativa “comercial” (que seria de se esperar em um evento corporativo).

O CEO da Tempest na primeira edição do Tempest Talks, em 2015, em São Paulo. Foto: Carolina Pacobahyba

Pelos palcos do Tempest Talks já passaram profissionais que representam um amplo espectro de conhecimento relacionado à segurança da informação, de desenvolvedores a analistas, passando por especialistas em legislação e em direito cibernético, gestores e técnicos trazendo sempre o que está na ponta das discussões sobre o tema.

Foram muitos os highlights desses 5 anos de história, mas alguns momentos realmente marcantes foram a primeira edição do TTalks em Recife em 2016, a apresentação da réplica da lendária máquina criptográfica Enigma, adquirida pela Tempest em 2017, e a introdução, em 2018, da temática única para todo o evento.

Essa ideia, de escolher um tema central pautando as palestras e o painel de cada edição permite um olhar profundo e diverso sobre a questão abordada, tanto sob a perspectiva técnica quanto sob a perspectiva gerencial e corporativa.

Entre os temas que guiaram as últimas edições do Tempest Talks estão a Prevenção à Fraude, e a Proteção da Identidade em um contexto de LGPD.

Vídeo da 9ª Edição do Tempest Talks, em novembro/19. O tema desta edição foi Segurança na Cadeia de Suprimentos. Para mais vídeos, visite nosso canal no YouTube

Incidentes de Segurança na pauta da edição 2020

Neste ano, em que pela primeira vez estamos organizando uma edição online e totalmente aberta, o tema escolhido foi a Incidentes de Segurança: Como “sair vivo” (com o menor dano possível) de uma crise causada por um ataque cibernético.

Em tempos de pandemia e de profunda aceleração dos processos de transformação digital nos ambientes corporativos (mais profissionais trabalhando em casa, mais consumidores migrando para canais digitais e compartilhando seus dados pessoais e de pagamento em inúmeros sites e aplicativos) é importante entender os desafios de se detectar ataques e responder corretamente a eventuais incidentes.

O evento contará com palestras de tempesters abordando aspectos de inteligência de ameaças (novos ataques, principais ameaças desse novo cenário), práticas de detecção e casos reais de respostas a incidentes e novas tecnologias de segurança que podem ajudar a mitigar estes ataques.

Além disso, o evento irá abordar as mudanças no papel do CISO nas organizações, seu papel diante das esferas mais elevadas da administração e como o tema da segurança se tornou assunto de CEOs e conselhos administrativos. Tudo isso será discutido em um painel que contará com profissionais segurança de alto escalão em empresas como a Petrobrás e o Grupo DASA, mediados pelo VP Analyst do Gartner, Cássio Dreyfuss.

Quer participar? Basta clicar na imagem abaixo e esperar pelo Tempest Talks, que acontece no próximo dia 03 de dezembro, a partir das 10h. Até lá!

Compartilhar: