Blog

Tempest
Trends

                     

Avaliação de vulnerabilidades e teste de penetração: como escolher?
24-04-25
por Tempest Security

Avaliação de vulnerabilidades e teste de penetração: como escolher?

A preocupação com a segurança digital das empresas é algo real e deve ser considerada por todas as organizações, que precisam buscar ferramentas e profissionais qualificados para prevenir e conter as ameaças cibernéticas. Evitando prejuízos financeiros, multas e riscos sobre as informações confidenciais.

Neste conteúdo, apresentamos duas formas de identificação de vulnerabilidades que podem elevar a maturidade das estratégias de segurança da empresa. Conheça as diferenças e aplicações de cada uma delas.

O que é avaliação de vulnerabilidades?

Também conhecida como scan de vulnerabilidades, é uma técnica realizada para identificar falhas e fragilidades de uma rede, computadores e sistemas, sendo parte da gestão de vulnerabilidades de uma empresa. Geralmente, é realizada por um software automatizado, visando levantar todos os pontos de falhas e vulnerabilidades.

É preciso realizar essa avaliação periodicamente ou quando são realizadas mudanças de estrutura. Para realizar esses testes, são utilizados dois tipos de ferramentas:

  1. Scanners ativos: são feitos por profissionais capacitados, utilizando o software para realizar toda a análise da rede, sistemas e mais. Identificando os pontos de vulnerabilidades e se tudo está funcionando de forma correta e atualizada.

  2. Scanners passivos: ocorre por softwares de forma automatizada e podem ser programados para fazer análises periódicas.

O que é teste de penetração — Pentest?

O Pentest ocorre quando os profissionais em cibersegurança utilizam técnicas e métodos que simulam um ataque hacker ao ambiente da empresa, podendo acontecer em diferentes pontos, como redes, hardware, softwares e mais. O objetivo do Pentest é identificar as vulnerabilidades no ambiente, o que inclusive auxilia no dimensionamento dos orçamentos de segurança cibernética.

Esse tipo de teste de penetração é realizado por profissionais ou por softwares automatizados, porém as melhores empresas oferecem Pentest realizado por profissionais, otimizando os resultados.

Diferenças entre avaliação de vulnerabilidades e Pentest

A principal diferença entre os dois métodos é que a avaliação de vulnerabilidade visa apenas apontar brechas de segurança, sem necessariamente explorá-las, enquanto o Pentest faz a simulação de um ataque real, identificando os pontos mais vulneráveis e mostrando como eles podem ser explorados por criminosos.

Existem diferenças também na execução de ambos, o Pentest é realizado por profissionais em cibersegurança na maior parte da sua pesquisa. Já, a análise de vulnerabilidade, geralmente é realizada de forma automatizada. Recomenda-se que contrate empresas especializadas em cibersegurança para executar ambas as opções, principalmente o teste de penetração.

Você pode utilizar as duas modalidades na sua empresa, pode começar pela análise de vulnerabilidades, corrigindo as principais falhas. Depois dessa etapa finalizada, pode realizar o Pentest para identificar fragilidades mais profundas e fazer as correções necessárias, evitando prejuízos.

A importância da ética e da permissão legal na condução dos testes

Como vimos, o Pentest simula uma invasão de sistemas procurando vulnerabilidades, como os ataques de cibercriminosos. Por este motivo, ao contratar o serviço, caso a empresa não tenha, é preciso estabelecer um código de conduta, para garantir sua confidencialidade e segurança.

As empresas especializadas em Pentest, como a Tempest, possuem políticas que norteiam a organização e também os serviços oferecidos, como:

  • Ética e compliance;

  • Política de divulgação coordenada de vulnerabilidades;

  • Política de privacidade e uso de dados pessoais;

  • Política de proteção de dados.

Desafios da segurança cibernética

Cada empresa tem que lidar com desafios próprios e com ameaças que surgem e evoluem todos os dias. Os cibercriminosos desenvolvem técnicas de engenharia social, vírus, malwares, ransomware, ataques na cadeia de suprimentos, segurança nos dados armazenados em nuvem e mais.

Inclusive, o ransomware é um dos malwares mais perigosos da atualidade, na prática, é o sequestro de dados da empresa, em que existe um pedido de resgate para que as informações não sejam deletadas, nem vazadas. Conheça algumas estratégias de cibersegurança para proteger sua empresa contra o ransomware.

Diferenciais do Pentest da Tempest

Somos a maior empresa especializada em cibersegurança do Brasil, com experiência de mais de 23 anos de atuação no mercado. Nosso Pentest alia tecnologia de ponta com a expertise de uma equipe técnica excelente. Entendemos que cada empresa possui desafios distintos de segurança cibernética, por isso, nosso Pentest é desenvolvido para atender as dores do seu negócio.

Acreditamos que o Pentest é muito mais do que um processo automatizado, por isso, 80% do trabalho é executado manualmente por especialistas altamente treinados. Dessa forma, entregamos um serviços de alta profundidade, tecnicamente sofisticado com resultados robustos.

Fazemos o diagnóstico e avaliação de maturidade em segurança de TI, para que sua empresa possa prevenir e conter incidentes de segurança cibernética. Tudo isso com uma abordagem humanizada, criativa e personalizada. Conheça mais sobre nossas metodologias e descubra a expertise da Tempest!

Agora que você já sabe as principais diferenças entre avaliação de vulnerabilidades e teste de penetração, continue navegando no nosso blog e leia também: Tipos de pentest: conheça os principais e como são feitos! Até lá.


POSTS RELACIONADOS

4G e Inteligência Artificial são as fronteiras de mudança tecnológica nos próximos três anos, aponta estudo da Tempest

4G e Inteligência Artificial são as fronteiras de mudança tecnológica nos próximos três anos, aponta estudo da Tempest

A importância da aplicação do Gerenciamento de Vulnerabilidades e Conformidades na proteção dos negócios

A importância da aplicação do Gerenciamento de Vulnerabilidades e Conformidades na proteção dos negócios

Ameaças cibernéticas de 2021 e tendências para 2022 foram tema da primeira edição do Tempest Live Sessions deste ano. Assista!

Ameaças cibernéticas de 2021 e tendências para 2022 foram tema da primeira edição do Tempest Live Sessions deste ano. Assista!