Blog

Tempest
Trends

                     

Tempest lança 3ª edição da sua Pesquisa de Cibersegurança em parceria com o DataFolha
22-07-08
por Leonardo Carvalho

Tempest lança 3ª edição da sua Pesquisa de Cibersegurança em parceria com o DataFolha

A Tempest lançou nesta semana a 3ª edição da sua Pesquisa de Cibersegurança. A pesquisa, que entrevistou líderes, gestores e técnicos da área de Segurança da Informação de 172 empresas brasileiras, contou com a parceria do Instituto Datafolha para investigar qual a importância e atual fase da cibersegurança nas empresas brasileiras, analisando questões relacionadas a orçamento, estrutura organizacional, presença de CISOs nos conselhos, entre outras.

Confira alguns dos principais achados da pesquisa, que já está disponível para download neste link

  • Setor Financeiro é o setor que mais investe em cibersegurança:  A média orçamentária do setor financeiro ultrapassa os R$1.8 milhão anual, ao contrário de empresas de outros segmentos, que investem em média R$ 747 mil. 
  • O orçamento de cibersegurança cresce no mesmo ritmo do orçamento geral das empresas: 69% das pesquisadas expandiram seus investimentos em 2022, ante 44% durante a fase aguda da pandemia.
  • Mas o orçamento de cibersegurança ainda é parte do orçamento de TI em grande parte das empresas: Cyber e TI têm orçamentos independentes em 15% das organizações, e entre grandes empresas financeiras, com mais de 500 colaboradores, o percentual é de 23%. Em um terço das organizações de setores que não são o financeiro, o orçamento      de cyber representa entre 10% e 15% do de TI. 
  • Equipes de cibersegurança são enxutas:  Dentre as organizações de grande porte, com
  • mais de 500 colaboradores, 36% possuem time dedicado a cyber com três a cinco pessoas, e 24% com até duas.
  • A cibersegurança está na pauta de negócios: 51% das organizações mencionam esta disciplina em seus Mapas Estratégicos.

 

Faça o download da 3ª Pesquisa Tempest Datafolha de Cibersegurança 

 

Metodologia de pesquisa

A 3° Pesquisa Tempest de Cibersegurança é uma pesquisa quantitativa, com técnica híbrida. Contou com abordagem online através do envio de convite por email para o auto-preenchimento pelo respondente, em duas versões de questionário, e abordagem telefônica via CATI com base em questionário estruturado reduzido em relação às versões online.

O estudo usou a referência do IBGE que é empregada para a classificação das indústrias, onde médias empresas são definidas pela faixa de 100 a 499 colaboradores e grandes as com mais 500. Para as pequenas empresas, a faixa foi adaptada para de 50 a 99 empregados e foram selecionadas dentre as microempresas e empresas de pequeno porte as que possuem entre 20 a 49 pessoas. A margem de erro é de 7,5 pontos percentuais para o total da amostra, considerando um intervalo de confiança de 95%.

 

Sobre a Tempest:  

A Tempest Security Intelligence é uma empresa brasileira com atuação global. É a maior companhia brasileira especializada em cibersegurança e prevenção a fraudes digitais. Sediada no Recife, a Tempest conta também com escritórios em São Paulo e Londres, com mais de 500 colaboradores. Ao longo de seus quase 22 anos, a Tempest ajudou a proteger mais de 500 empresas de todos os portes e setores, dentre elas companhias do setor financeiro, varejo, e-commerce, indústria e healthcare, atuando em clientes nacionais e internacionais atendidos tanto pelo time no Brasil quanto no Reino Unido. Em 2020, a Tempest conquistou um parceiro de peso para continuar na vanguarda da cibersegurança, recebendo um grande aporte da Embraer, companhia brasileira de engenharia aeroespacial, o qual resultou em um dos maiores investimentos já realizados na história do setor de cibersegurança na América Latina.


POSTS RELACIONADOS

A importância da aplicação do Gerenciamento de Vulnerabilidades e Conformidades na proteção dos negócios

A importância da aplicação do Gerenciamento de Vulnerabilidades e Conformidades na proteção dos negócios

Ameaças cibernéticas de 2021 e tendências para 2022 foram tema da primeira edição do Tempest Live Sessions deste ano. Assista!

Ameaças cibernéticas de 2021 e tendências para 2022 foram tema da primeira edição do Tempest Live Sessions deste ano. Assista!

As mudanças no papel dos CISOs em 2020 e os 5 principais desafios que enfrentarão em 2021

As mudanças no papel dos CISOs em 2020 e os 5 principais desafios que enfrentarão em 2021