
Hola VPN software flaw could lead to privilege escalation
If exploited, the vulnerability allows for privilege escalation in the operating system, allowing the attacker to get full control over the victim’s computer
Hola VPN software flaw could lead to privilege escalation
If exploited, the vulnerability allows for privilege escalation in the operating system, allowing the attacker to get full control over the victim’s computer

Por Leandro Rocha
No início deste ano o pesquisador da Tempest, Filipe Xavier, identificou uma vulnerabilidade na parametrização das permissões de acesso do software Hola VPN (Virtual Private Network). Se explorada, a falha viabiliza a escalação de privilégios no sistema operacional permitindo que o atacante obtenha controle total do computador da vítima.
O Hola VPN opera sob uma arquitetura colaborativa peer-to-peer (P2P) — arquitetura na qual cada usuário funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo assim que os recursos dos usuários sejam compartilhados entre todos, sem a necessidade de um servidor central.
Em sua versão gratuita e de código aberto, o software pode ser instalado em browsers, dispositivos mobile e em sistemas Windows e macOS, já em sua versão comercial, também é possível instalá-lo em roteadores, consoles de jogos e smart TVs.
Quando instalado em sistemas Windows, as permissões padrão do Hola VPN permitem que usuários sem privilégios modifiquem ou substituam os processos, hola_svc e hola_updater, os quais são responsáveis pelo software de VPN. A imagem a seguir mostra os dois processos com a flag SERVICE_ALL_ACCESS, a qual comprova a parametrização incorreta nas permissões do Hola VPN.

A falha permite que um atacante, em posse das credenciais de um usuário comum no computador da vítima, substitua um dos processos do Hola VPN para executar comandos arbitrários no sistema, o que pode levar ao comprometimento total do computador.
O pesquisador encontrou a falha na versão 1.79.859 do software, entretanto, ressalta que outras versões também podem estar vulneráveis. A página oficial do Hola VPN registra que o software é utilizado por cerca de 147 milhões de usuários em todo o mundo.
Felipe Xavier informou a empresa Hola sobre a vulnerabilidade no dia 29 de janeiro e, posteriormente, tentou novo contato em fevereiro. A empresa não se manifestou em nenhum dos contatos. Em março a falha foi catalogada como CVE-2018–6623.
Referência:
Documentation. Hola VPN Website.
Subscribe to our Newsletter


